A sabedoria de Deus vai além da lógica humana

  • 13/09/2024
A sabedoria de Deus vai além da lógica humana
A sabedoria de Deus vai além da lógica humana (Foto: Reprodução)

Você já se pegou dando sugestões para Deus? Algo como: “Deus bem que podia fazer dessa forma nesta minha situação... Deus poderia resolver esse problema assim...” Tenho certeza de que sim. Aliás, quem nunca?

Muitas vezes, achamos que nossas ideias e soluções são as melhores, mas a pergunta é: Se fossem, por que não fizemos ainda? (Risos.)

Assim como eu achei graça, acredito que Deus também ri quando começamos a sugerir como Ele deve agir em nossa vida. Como nosso Pai, Ele não fica zangado; Ele realmente acha graça. Talvez Ele pense: "Lá vem meu filho(a) tentar me convencer de novo."

Mas a verdade é que Deus sempre tem a melhor solução, a mais eficiente. Aliás, a eficiência de Deus vai além da nossa compreensão, pois Ele age com um conhecimento e entendimento que são infinitamente maiores do que os nossos.

Deus, como nos mostram as Escrituras, não está preso às lógicas e limitações humanas. Ufa! Que alívio! (Risos.)

Em Isaías 55:8-9, Deus diz claramente: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."

Aqui, podemos ver que a maneira como Deus age e pensa é muito mais elevada e diferente da nossa. Sua eficiência vem de um conhecimento que está além da nossa compreensão.

O entendimento humano frequentemente tenta interpretar os atos de Deus com base em uma lógica que não se aplica ao Seu modo de agir.

Em Provérbios 3:5, somos instruídos a “confiar no Senhor de todo o teu coração e não te apoiar no teu próprio entendimento.” Essa orientação bíblica reflete a necessidade de reconhecer que a eficiência de Deus não está sujeita às limitações da nossa lógica e compreensão. A confiança em Deus requer a aceitação de que Seu conhecimento e entendimento são superiores e adequados para cumprir Seus propósitos.

Precisamos ter em mente a visão de Deus como um ser infinitamente sábio, que age com um entendimento além da lógica humana. Dessa forma, compreenderemos que tudo o que Ele nos propõe é o melhor. Em Romanos 11:33, Paulo escreve um dos textos mais belos sobre esse caráter de Deus:

"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos!"

Este versículo resume bem a grandeza de Deus, cuja perfeição e profundidade são tão vastas que não conseguimos entender completamente.

Deus age com um conhecimento eterno e uma sabedoria sem limites, demonstrando uma eficiência que vai além da nossa lógica humana. Portanto, confie Nele, pois Ele sabe o que é melhor para você!

O Pai ama você!

 

Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Dormir bem é confiar em Deus: Equilibrando responsabilidades e fé

 

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/darci-lourencao/sabedoria-de-deus-vai-alem-da-logica-humana.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes